quarta-feira, 18 de maio de 2011

EXERCÍCIOS AULA 1 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.

BREVE HISTÓRIA
                                                 
                                                                 A CRIAÇÃO DOS NÚMEROS

Os números foram inventados pelos homens. Mas sua criação não aconteceu de repente surgiu da necessidade de contar coisas. O homem primitivo, por exemplo, contava traçando riscos na madeira ou no osso, ou ainda, fazendo nós em uma corda. Como era difícil contar quantidades grandes e efetuar cálculos com pedras, nós ou riscos simples, a necessidade de efetuar cálculos com maior rapidez levou o homem a criar símbolos, para representar quantidade. Na antiguidade, nem todos os povos usavam os mesmos símbolos. Vamos conhecer como alguns povos dessa época contavam.


                                                    A NUNERAÇÃO DOS ROMANOS

Os romanos representavam quantidades usando as próprias letras de seu alfabeto:

I - valia uma unidade
V - valia cinco unidades
X - representava dez unidades
L - indicava cinqüenta unidades
C - valia cem unidades
D - representava quinhentas unidades
M - indicava mil unidades

                                                     A NÚMERAÇÃO DOS HINDUS


Foram os hindus que inventaram os símbolos que usamos até hoje :
0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9

Esses símbolos, divulgados pelos árabes, são conhecidos como algarismos indo-arábicos e com eles escrevemos todos os números.

EXERCICIOS - ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO - AULA 1 1) Determine
a) o sucessor de 4.060.999
b) o sucessor de 1.005.000
c) o antecessor de 6.084.000
d) o antecessor de 50.000
2) Pense em todos os números naturais que se escreve com dois algarismos
a) Quantos são pares?
b) Quantos são ímpares?
3) Em uma escola, o início das aulas é às 7h 30min. Como cada aula tem 50 minutos de duração, a que horas termina a primeira aula?
4) Efetue as adições
a) 1487 + 2365 =
b) 6547 + 5478 =
c) 4589 + 4587 =
d) 3258 + 9632 =
e) 7896 + 5697 =
5) Um objeto custa R$ 415.720,00. O comprador terá ainda R$ 28.912,00 de despesa de frete. Quanto o comprador vai pagar?
6) Ao receber o meu salário paguei R$ 437,12 de aluguel, R$ 68,14 de impostos. R$ 1.089,67 de gastos com alimentação e ainda me sobraram R$ 749,18. Quanto recebi de salário?
7) Um menino estuda 2 horas e 45 minutos pela manhã e 4 horas e 30 minutos à tarde. Quantos minutos estuda diariamente?
8) Um automóvel passou pelo quilômetro 435 de uma rodovia. Ele ainda deveráercorrer 298 quilômetros até chegar ao seu destino. Quantos quilômetros da estrada vai percorrer para chegar ao destino?
9) Calcule as Subtrações
a) 72224-6458=
b) 701-638=
c) 131003-88043=
d) 1138-909=
e) 80469-6458 =
f) 866 - 638 =
g) 131012-88142=
10) À vista um automóvel custa 26.454 reais. À prazo o mesmo automóvel custa 38.392 reais. A diferença entre o preço cobrado é chamado de juros. Qual é a quantia que pagará de juros?
11) Um avião pode transportar 295 passageiros. Em determinado vôo, o avião está transportando 209 passageiros. Quantas poltronas desse avião não estão ocupadas?
12)De acordo com o Censo de 1980, a população de uma cidade era de 79.412 habitantes. Feito o Censo em 1991, verificou-se que a população dessa cidade passou a ser de 94.070 habitantes. Qual foi o aumento da população dessa cidade nesse período de tempo?
13) Considere os números 645 e 335. Nessas condições:
a) Determine a diferença entre eles
b) Adicione 5 unidades ao primeiro número e 5 unidades ao segundo número e calcule a diferença entre os novos números que você obteve.

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